Saiba como funcionam as caravanas ao Santuário Nossa Senhora
de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas e agende a sua visita!
Tudo começou em 1952 com a construção de uma paróquia em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe.
A estrutura atual foi construída em 1967 e conta com 327 vitrais e mosaicos. Elas não estão lá só pela beleza, mas também para contar a história de Nossa Senhora de Guadalupe e transmitir orações e símbolos importantes da fé católica por meio da arte.
Nas rampas de acesso, você pode admirar os vitrais que representam a Sagrada Eucaristia. Acima dos portais de entrada, 89 mosaicos de vidro trazem a Cruz e a Oração do Credo. Nas paredes da nave central, a história de Nossa Senhora de Guadalupe são o tema da arte de estilo gótico.
Na parte transversal do Santuário, do lado esquerdo, 84 vitrais trazem a Oração do Pai-Nosso, ilustrada com símbolos litúrgicos. Do lado direito, 80 vitrais contam as Bem-Aventuranças. Abaixo deles, em ambos os lados, 20 artes trazem imagens de flores, do Sol e do Espírito Santo.
Toda a área superior do Santuário é adornada por 18 vitrais com ilustrações de rosas, que lembram o manto de nossa Senhora de Guadalupe.
A Capela do Santíssimo e a sacristia contam com artes que representam estrelas e luz. As paredes do arco cruzeiro e da Capela Mor têm seis vitrais e mosaicos que representam a riqueza do Paraná, o Clero e a oração.
Em 2006, Padre Reginaldo Manzotti foi designado como responsável pela paróquia e promoveu uma grande reforma no espaço.
Em 2012, a paróquia foi elevada a Santuário, em uma celebração presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, desde então pároco-reitor do local. Em 2006, com a vinda do Padre Reginaldo, o entorno do Santuário foi adaptado para abrigar a Associação Evangelizar É Preciso, criada por ele em 2005 com a missão de evangelizar por todos os meios.
Ao agendar sua visita, você e sua caravana serão recebidos com muito carinho pela equipe da Associação Evangelizar É Preciso e do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Além de registrar em nosso histórico a sua vinda, existem benefícios que só serão oferecidos se houver o agendamento antecipado, como:
Esperamos vocês para uma visita!
Agendar caravana
Era um sábado de dezembro, em 1531, o indígena cristão Juan Diego caminhava rumo à missão franciscana de Tlatetolco para assistir à Missa em honra a Nossa Senhora. Escutou uma voz lhe chamar: “Juanito, Juan Dieguito” e encontrou uma jovem senhora linda e serena. Após se anunciar como a Virgem, Mãe do Deus verdadeiro, Ela pediu a Juan que construísse um templo naquele lugar para que pudesse derramar Seu amor, compaixão, socorro e proteção a todos que procurassem Seu auxílio. O Bispo da época pediu um tempo para avaliar a história contada e Juan ficou desanimado. Após mais uma tentativa, o Bispo pediu a Juan uma prova de seu encontro. Ele, no entanto, teve problemas com a saúde de seu tio e faltou ao encontro com Maria. Nossa Senhora intercedeu pela cura do tio de Juan e pediu ao fiel que fosse ao topo da colina, colhesse as flores e as guardasse em seu manto. Mas, reforçou que o manto só deveria ser aberto para o Bispo. Juan Diego seguiu à risca as ordens da Virgem e, assim que mostrou as flores para o Bispo, elas ainda tinham o orvalho fresco da manhã e no pano do manto eles viram a imagem d’Ela, exatamente como aparecera para Juan.
Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h
Sábado, das 9h às 11h
Telefone: (41) 3233-4884
Segunda à Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h45
Sábado, das 11h às 18h
Endereço: Travessa Itararé, 17 - Sala 12
Terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30 no Santuário
Segundas, terças, quartas e sextas-feiras,
às 7h30 e 12h
Quintas-feiras, às 7h30, 12h e 17h45
Sábados, às 12h e 18h
Domingos, às 9h, 11h e 18h
Quintas-feiras, às 11h e 19h
Sábados, às 17h (sempre durante o Sábado em Família)
Segunda à Sexta-feira, das 7h às 18h
Sábado, das 8h às 19h
Domingo, das 8h às 19h
No térreo do Santuário, em frente ao Auditório de Jesus das Santas Chagas, você encontra o La Villita Café, parceiro do Santuário e da Obra Evangelizar. Água, refrigerantes, sucos, café e diversas opções de alimentação estão disponíveis para venda aos fiéis.
Perto do café, no térreo, banheiros abertos ao público estão disponíveis durante o período em que o Santuário está aberto.
Entre em contato com a nossa equipe, agende sua visita guiada e conheça as histórias e
detalhes sobre a arquitetura, os vitrais e imagens que compõem este espaço santo!
Na Produtos Que Evangelizam, parceira da Obra Evangelizar, você encontra produtos de fé para lembrar dessa visita especial e fortalecer a sua devoção. O horário de funcionamento é de domingo a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 15h. Você também pode fazer suas compras pelo site ou com os revendedores(as) da sua cidade.
Conheça a loja Produtos que Evangelizam