Fiéis experimentarão uma semana de intensa devoção e partilha da fé
“Qual é a sua intenção particular para a Festa? Coloque diante do Senhor”, motivou Padre Reginaldo Manzotti na Santa Missa de abertura da X Festa de Jesus das Santas Chagas nesta segunda-feira (22). A fala ecoou pelo Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, que abrigava centenas de fiéis e dezenas de caravanas. Nesta celebração e na terça-feira (23), São Pio de Pietrelcina teve um espaço ainda mais especial no coração dos presentes.
O Sacerdote, junto aos Padres Cleodon Amaral e Jorge Fortunato, saudou os presentes, em especial as caravanas de Divinópolis (MG), Americana (SP), Recife (PE), Itabaiana (SE), entre outras. Foi o início de uma semana que promete muito fortalecimento espiritual e festejo da devoção às Santas Chagas de Jesus, de cura e libertação. As faixas dos grupos serão expostas no Santuário como lembrança de suas vindas.
Confira as fotos da Missa de abertura aqui e a transmissão aqui.
Foto: Felipe Gusso
Deixar refletir a Luz de Cristo
Os fiéis foram encorajados a fazer da X Festa de Jesus das Santas Chagas um momento de reflexão e mudança interior. A partir do Evangelho de Lucas (8,16-18), a homilia de Padre Reginaldo lembrou que não somos luz, mas sim o reflexo da claridade do Senhor. “Somos convidados a ver o que há de trevas em nós. Todos temos uma ‘gaveta da bagunça’ em si. Gostaríamos que tivéssemos a coragem de abri-las e levar a luz, que é Jesus nas Suas Santas Chagas, onde tem sombra”, afirmou, e incentivou que a luz d’Ele deve brilhar em nós e por meio de nós.
“Tenhamos coragem de lançar luz em nosso interior onde bateu a tristeza, onde entrou o desequilíbrio, onde ainda não está clara a vontade de Deus. Esta gaveta pode comprometer a nossa salvação. Que durante essa semana você peça a Jesus das Santas Chagas para ser iluminado, a fim de se santificar e se tornar melhor e mais maduro. Que o Senhor revele a verdade indesejável de nossas vidas e que São Pio nos ajude”, disse, ao pontuar que Jesus fará mais do que mostrar: curará nossa escuridão espiritual, com intercessão de São Pio.
Pedidos de ontem, agradecimentos de hoje
Vários testemunhos foram partilhados no Altar, como as curas de Elisângela Garcia e do pequeno Ryan Alves, e o nascimento saudável da Ana Beatriz. O primeiro depoimento poderá ser conferido na Sala dos Milagres durante os dias de evento. A exposição está disponível para visitas na Sala 3 do Centro Catequético. As graças alcançadas resultaram de joelhos dobrados em edições anteriores da Festa de Jesus das Santas Chagas.
Foto: Felipe Gusso
Homenagens a São Pio de Pietrelcina
Em 2025, além da Festa de Jesus das Santas Chagas completar dez edições, celebra-se uma década que a devoção foi presenteada à Associação Evangelizar É Preciso. “[A devoção] Não foi inventada, está estampada na Bíblia. Muitos a viveram na carne, como São Pio de Pietrelcina, nosso intercessor”, relembrou Padre Manzotti, ao citar o estigmata italiano, que teve no corpo as marcas da Paixão de Cristo, por mérito e por tamanho amor à Eucaristia.
O intercessor da Associação Evangelizar É Preciso tem papel de destaque nos festejos da semana. Na terça-feira (23), dia em que o comemoramos, aconteceu uma carreta que levou a fac-símile (réplica) do seu esquife num trajeto que saiu da Paróquia Bom Jesus dos Perdões rumo ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba.
Ao chegar no ponto final, aconteceu uma Santa Missa solene pelo momento de fé ali vivido. Houve a entronização da imagem e orações voltadas ao intercessor, num misto de gratidão pelo que foi alcançado e prece pelas ações de evangelização e caridade que ainda podem ser feitas.
A réplica ficará na Capela do Santíssimo, devido ao amor do Santo pela hóstia sagrada. Em sua homilia, Padre Manzotti falou sobre esse fato e percorreu a história. Nascido em Pietrelcina, no ano de 1887, Francesco Forgione rumou a San Giovanni Rotondo para exercer plenamente sua vocação religiosa, local onde viveu até sua morte, em 1968. Foi um modelo de cristão e dizia que a oração era a sua arma. Sua vivência se entrelaçou ao Evangelho do dia (Lucas 8,19-21), pois, na leitura, “Jesus estabelece um vínculo mais forte do que o sangue com quem O segue. São Pio era dessa família de Cristo! Conosco faz parte desse discipulado”, citou Padre Reginaldo, que apresentou as relíquias do Santo existentes no Santuário, como o sangue, os fragmentos da luva e das vestes de lã, alguns fios de cabelo e, também, uma estola usada por ele. O pároco pontuou que não foi a Associação Evangelizar quem escolheu o Padre italiano como intercessor: “foi ele quem nos escolheu”. Além disso, no futuro, a imagem será levada à Terra Prometida da Obra Evangelizar É Preciso e colocada no Oratório que a ele será dedicado.
O dia seguiu com mais momentos em honra ao Santo. Entre eles, o “A Vida em Foco”, que teve São Pio como tema e contou com participações dos Padres Rodrigo Natal e Padre Cleodon Amaral, e de Ironi Spuldaro. Sucesso na grade da TV Evangelizar, o programa apresentado por Carol Tormena mudou de cenário, sendo dessa vez no Anfiteatro Jesus das Santas Chagas e com presença do público.
Também fizeram parte da programação: Terço de Jesus das Santas Chagas e Adoração ao Santíssimo com Padre Cleber Leandro; Santa Missa das Santas Chagas e bênção de Intercessão para Associados da Obra com Padre Everson Kloster; e Encontro dos Devotos de Jesus das Santas Chagas.
Sobre a fac-símile
Única no mundo, a obra sacra veio da Itália e foi feita artesanalmente pelo artista Antonio Stregapede, reconhecido internacionalmente pelos trabalhos de arte religiosa. Ela reproduz fielmente o corpo do Santo, exposto no Santuário de Santa Maria delle Grazie, em San Giovanni Rotondo. Ou seja, os fiéis verão de perto o hábito de lã, as luvas, as sandálias, o Crucifixo com a Medalha de São Bento e a reprodução do rosto de São Pio de Pietrelcina.
”Somos muito abençoados e privilegiados tendo as relíquias de primeiro grau e, agora, a imagem, já benzida. Ela nos faz lembrar que os fiéis a Deus perseveram até o fim e com Jesus vão estar”, expressou Padre Reginaldo, após contar que se encontrou com o artista em San Giovanni Rotondo há cerca de dois anos, quando ele se dispôs a produzir a obra.
A fac-símile pesa mais de 200kg e precisou de um caminhão especial para fazer seu traslado ao Aeroporto de Roma. Chegou em Curitiba no dia 13 de agosto de 2024, e ficou guardada até o momento propício. Os custos de produção e de transporte foram pagos graças ao apoio dos associados. “Com a sua doação, você nem imaginava o que estávamos adquirindo para edificar a nossa fé. Esta imagem estabelece uma ponte entre San Giovanni Rotondo e Curitiba”, finalizou o Sacerdote.
Foto: Felipe Gusso
Já é possível visitar a imagem, que conta com certificado de autenticidade.
Veja como foi a Carreata e a Santa Missa solene. Clique aqui!
A Festa continua!
Fique por dentro e aproveite tudo que essa semana de fé oferecerá! Além da robusta programação religiosa, os fiéis poderão curtir atrações culturais e gastronômicas, bem como adquirir itens especiais na Produtos Que Evangelizam, nossa loja parceira.