Caminhos de Peregrinação

Roteiros turísticos para peregrinar com fé e oração.

Inspirada no Caminho de Santiago de Compostela e a pedido dos fiéis, a Obra Evangelizar criou três roteiros de fé no Paraná.

Os Caminhos de Jesus das Santas Chagas ficam em Borrazópolis, Ivaiporã e São José dos Pinhais e são um convite a uma peregrinação de oração e espiritualidade.

Todos contam com cinco estações, que representam cada uma das Chagas Gloriosas e Dolorosas de Jesus. Elas são sinalizadas por uma Cruz e têm sinal wi-fi.

“Peregrinar não é apenas percorrer um caminho geográfico, mas, acima de tudo, um peregrinar no próprio interior. Peregrinar e fazer esse Caminho de Jesus das Santas Chagas é uma grande viagem em nossos corações, que nos possibilita ter maior conhecimento de nós mesmos e redescobrir o significado da fé na nossa história e na nossa vida.” Padre Reginaldo Manzotti.

destaque

Caminho de Borrazópolis

São 15 quilômetros de caminhada em zona rural, com início na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O Caminho termina na Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade de Salto da Figueira, vizinha de Borrazópolis e parceira dessa iniciativa.

Sobre Borrazópolis

Fundada em 1952, Borrazópolis está localizada no Norte do Paraná, em um ponto estratégico: a 128 quilômetros do Aeroporto de Londrina e a 101 quilômetros do Aeroporto de Maringá. A região conta com largas estradas em sua zona rural, ideais para peregrinação. O nome é uma homenagem ao primeiro proprietário de terras da região e grande incentivador do crescimento local, Francisco José Borraz.

Caminho de Ivaiporã

Com início na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Nova Porã, são quase 15 quilômetros de trajeto até a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Jacutinga. Inaugurado em novembro de 2022, entrou para o roteiro de turismo religioso do Vale do Ivaí.

Sobre Ivaiporã

Localizada no Norte do Paraná, Ivaiporã é conhecida pelas ruas bem planejadas e longas avenidas. O município tem um comércio forte e diversificado, impulsionado pelo agronegócio, além de muitas belezas naturais. Fundada em 1961, a cidade tem hoje 32.720 habitantes, segundo o IBGE.

destaque
destaque

Caminho de São José dos Pinhais

Ele tem início na Capela Santa Ana e São Joaquim e chegada na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Borda do Campo, este percurso passa pelo Caminho do Vinho, rota turística que preserva as raízes da imigração italiana.

Ao longo do caminho, os fiéis passam por cinco estações, que representam as cinco Chagas de Jesus Cristo, e são convidados a vivenciar momentos de fé, oração e espiritualidade.

Sobre São José dos Pinhais

Localizado entre a capital paranaense e o litoral do estado, São José dos Pinhais tem quase 330 mil habitantes. O município é cortado por três rodovias, que ligam a região Sul a todo país, e é o terceiro maior polo automotivo do Brasil.

Município mais antigo e com a quinta maior área da Região Metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais é também sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado do Paraná.

Considerado um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros do Paraná, 80% de sua área é rural e de Mata Atlântica. É justamente na área rural que se destacam os roteiros turísticos da cidade: Caminho do Vinho, Caminhos da Colônia Murici e Rota das Colônias são conhecidos Brasil a fora pelo seu valor histórico e cultural.

As Chagas e as Virtudes

As Santas Chagas de Jesus são fontes da salvação preditas por Isaías (cf. Is 12,2). Além de serem remédio contra o
pecado e lugar de refúgio para combater as ciladas do mal, são também estimulantes para a vivência das virtudes.
Por isso, Padre Reginaldo as associou às virtudes teologais, que são
fruto da ação do Espírito Santo – fé, esperança e caridade –, e às duas virtudes cujo aprendizado
nos foi pedido por Jesus – mansidão e humildade.

destaque
1. Chaga da Mão Direita de Jesus

“Por ela – Chaga da Mão Direita – Jesus eleva ao Pai as almas que se santificam por força do Amor Divino. É reaberta pela ingratidão e pela falta de amor das almas que fogem aos sacrifícios que Deus lhes pede”. Pe. Alberto Guimarães Gonçalves Gomes



A virtude desta Chaga é a caridade.



A caridade não é somente o gesto de doar algo. Trata-se do amor de Deus que existe em nós e se transforma em gesto concreto. Ela indica também o amor com o qual nós amamos a Deus.

Amamos a Deus em razão da Sua perfeição infinita. Ele é o próprio amor, a própria caridade, que não tem nada a ver com o sentimento de posse, de ciúme e de egoísmo. Por isso, dizemos que o amor presente na caridade nos foi dado por Deus. Logo, é a Ele que devemos pedir que faça crescer em nós essa virtude. E a participação nos Sacramentos nos faz mais caridosos.

2. Chaga da Mão Esquerda de Jesus

“É pela Chaga da Mão Esquerda que Jesus faz chegar ao Pai os anseios das almas dedicadas ao apostolado. Ferem-na os hipócritas que trabalham no Reino de Deus apenas por vaidade e ostentação”. Pe. Alberto Guimarães Gonçalves Gomes



A virtude desta Chaga é a mansidão.



Mansidão é brandura e suavidade na índole e na maneira de se expressar, faz parte da temperança. Ela emana do amor-caridade e é adquirida com o esforço contínuo, fruto da condição de sentir-se amado por Deus. É uma faculdade psíquica e espiritual que nos propicia ter controle sobre nossas emoções e no trato com outras pessoas, mantendo-nos serenos em situações de conflito. A mansidão é o remédio contra a ansiedade e o estresse, pois ela age trazendo a serenidade e a paz interior.

3. Chaga do Pé Direito de Jesus

“Pela Chaga do Pé Direito, Jesus promete salvar os pecadores, socorrer os atribulados e aliviar as almas do Purgatório. É reaberta pela insensibilidade e pela falta de caridade para com o próximo”. Pe. Alberto Guimarães Gonçalves Gomes



A virtude desta Chaga é a fé.



A fé é uma virtude teologal que nos é infundida no Batismo. Conforme o Catecismo da Igreja Católica, a fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou. É a fé que nos leva a buscar e a conhecer Deus, pois é preciso conhecer para crer. Precisamos nos informar e nos formar para crermos e esperarmos em Deus. A fé é o encontro com a pessoa viva de Jesus. É um esforço de intimidade. A partir dessa experiência com o Ressuscitado, a fé nos compromete a realizar, a cada momento, o que Deus espera de nós.

4. Chaga do Pé Esquerdo de Jesus

“É pela Chaga do Pé Esquerdo que se salvarão os pecadores mais obstinados, se o Senhor lhes der a graça do arrependimento final pelos Seus infinitos merecimentos. Ferem-na os indiferentes para com a sorte eterna dos seus irmãos”. Pe. Alberto Guimarães Gonçalves Gomes



A virtude desta Chaga é a esperança.



Ela é incorporada por Deus à nossa alma. É pela esperança que temos a certeza da ajuda divina e de que alcançaremos o céu. Ela está diretamente ligada à fé, pois nos leva a acreditar em algo que ainda não vemos, mas que no futuro e acontecerá. É o que nos dá forças para recomeçar sempre que sentirmos o Inimigo tentando nos puxar para trás. Temos que confiar na graça de Deus que, por meio da esperança, desperta em nós uma força admirável. Jesus recomendou: “Basta a cada dia a própria dificuldade” (Mt 6,34).

5. Chaga do Peito de Jesus

“Esta Chaga lembra a Eucaristia, fonte de vida, graça, amor e luz. É seguro refúgio para todos nós, e é especialmente reaberta pelos profanadores do Santíssimo Sacramento”. Pe. Alberto Guimarães Gonçalves Gomes



A virtude desta Chaga é a humildade.



Como toda virtude moral, a humildade pode ser buscada, trabalhada, aperfeiçoada. Ela é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual. Ser humilde não é depreciar-se. Ao contrário, é valorizar a obra de Deus em nós. A verdadeira humildade coloca-nos prontos para servir, em uma atitude de alegria, e não em busca de honras. Faz-nos gratos a Deus pelos dons que temos, levando-nos a reconhecer que tudo de bom vem d’Ele, porque Deus é o Sumo Bem, e nos dá a ciência de que as coisas ruins são fruto de nossas próprias escolhas.

Seja um mensageiro

Você já é associado fiel da Obra e tem interesse em se tornar um Mensageiro(a) de
Jesus das Santas Chagas? Então abrace com a gente essa missão tão importante!

Quero ser um mensageiro