Confira as leituras bíblicas, o Evangelho, o Salmo e o Santo do dia para abastecer sua alma com fé.
O mesmo, não acontece com o meu servo Moisés,
como com os outros profetas.
Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?
Leitura do Livro dos Números 12,1-13
parou à entrada da Tenda,
o Senhor retirou-se.
Aclamação ao Evangelho Jo 1,49b
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Mestre, tu és o Filho de Deus,
Senhor, manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14,22-36
E gritaram de medo.
o vento se acalmou.
Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
Cidade do Vaticano
Ao concluir o Angelus deste domingo, o Papa Francisco pediu que “a Virgem Maria, no dia em que recordamos a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior – a Salus populi romani – em Roma, nos sustente em nosso caminho de fé e nos ajude a nos abandonarmos com alegria ao plano de Deus para nossas vidas”.
No dia 5 de agosto do ano 358, em pleno verão italiano, nevou no centro de Roma. Segundo a tradição, a Praça Santa Maria Maior foi palco da evocação deste milagre. A Virgem havia indicado aquele lugar, ao então pontífice Libério, para que fosse construído um templo em sua honra.
Segundo uma antiga lenda, um casal romano rico pediu luzes à Virgem para saber como empregar a sua fortuna. Então, em sonhos, recebeu uma mensagem de que Maria queria que lhe fosse construída uma igreja, precisamente sobre o monte Esquilino, que, entre os dias 4 e 5 de agosto, em pleno verão europeu, estaria coberto de neve.
Santa Maria Maior é a primeira Basílica do Ocidente dedicada à Virgem Maria e uma das mais belas e adornadas de Roma. Segundo a tradição, nela se encontra um relicário com um fragmento da manjedoura do Menino Jesus.
A Basílica de Santa Maria Maior é chamada também Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Por isso, na manhã deste domingo, Solenidade da Dedicação da Basílica, o Cardeal-Arcipreste de Santa Maria Maior, Dom Stanislaw Rylko, presidiu a uma celebração Eucarística, durante a qual, na hora do canto do Glória, no interior da Basílica, uma chuva de flores recordou o “Milagre da Neve” em pleno verão.
Na parte da tarde, Dom Piero Marini, vigário do arcipreste da Basílica, presidiu às Segundas Vésperas pontificais. Durante o canto do Magnificat, ocorreu novamente uma chuva de flores no interior da Basílica.
À noite, após a Santa Missa celebrada pelo Núncio Apostólico, arcebispo Francesco Canalini, será recordado, diante da Basílica, o “Milagre da Neve” com uma manifestação folclórica, promovida pela Prefeitura de Roma.
Fonte: Vatican News
Com a missão de evangelizar por todos os meios, a Associação Evangelizar É Preciso leva fé e esperança para católicos de todo o mundo e ajuda milhares de pessoas, de muitas maneiras. Com a sua contribuição mensal e a participação em nossas Campanhas e Ações, você pode receber materiais exclusivos, ganhar benefícios e colocar em prática a generosidade que Jesus nos ensinou. A Família Evangelizar conta com você para transformar a realidade de quem precisa!
Como Funciona?