28ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira – 15 de Outubro de 2024

Confira as leituras bíblicas, o Evangelho, o Salmo e o Santo do dia para abastecer sua alma com fé.

Observar ou não a circuncisão não tem valor algum; o que vale é a fé agindo pela caridade.

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 5,1-6

Irmãos,
1 É para a liberdade que Cristo nos libertou.
Ficai pois firmes
e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que
Cristo não será de nenhum proveito para vós,
se vos deixardes circuncidar.
3 Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado
que ele está obrigado a observar toda a Lei.
4 Vós que procurais a vossa justificação na Lei,
rompestes com Cristo, decaístes da graça.
5 Quanto a nós,
que nos deixamos conduzir pelo Espírito,
é da fé que aguardamos a justificação,
objeto de nossa esperança.
6 Com efeito, em Jesus Cristo,
o que vale é a fé agindo pela caridade;
observar ou não a circuncisão
não tem valor algum.
Palavra do Senhor.

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Salmo responsorial
Sl 118(119),41.43.44.45.47.48 (R. 41a)
R. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

41 Senhor, que desça sobre mim a vossa graça *
e a vossa salvação que prometestes! R.
43 Não retireis vossa verdade de meus lábios, *
pois eu confio em vossos justos julgamentos! R.
44 Cumprirei constantemente a vossa lei; *
para sempre, eternamente a cumprirei! R.
45 É amplo e agradável meu caminho, *
porque busco e pesquiso as vossas ordens. R.
47 Muito me alegro com os vossos mandamentos, *
que eu amo, amo tanto, mais que tudo! R.
48 Elevarei as minhas mãos para louvar-vos *
e com prazer meditarei vossa vontade. R.

Aclamação ao Evangelho
Hb 4,12

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A palavra do Senhor é viva e eficaz:

    ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

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Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,37-41

Naquele tempo,
37 enquanto Jesus falava,
um fariseu convidou-o para jantar com ele.
Jesus entrou e pôs-se à mesa.
38 O fariseu ficou admirado
ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos
antes da refeição.
39 O Senhor disse ao fariseu:
“Vós fariseus,
limpais o copo e o prato por fora,
mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.
40 Insensatos!
Aquele que fez o exterior
não fez também o interior?
41 Antes, dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós”.
Palavra da Salvação.

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Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja

Dos romances à dura realidade
Filha do segundo casamento de um judeu convertido, Santa Teresa de Ávila nasceu no dia 28 de março de 1515. Durante sua infância feliz, junto com seus irmãos e primos, sentia-se atraída pelos romances cavalheirescos. Depois da morte em batalha do irmão mais velho, João, em 1524, e da perda da mãe, Beatriz, a jovem foi mandada estudar em um Mosteiro das Agostinianas de Nossa Senhora das Graças, onde passou por uma primeira crise existencial. Ao ser acometida por uma grave doença, voltou para a casas paterna, onde presenciou a partida do amado irmão, Rodrigo, para as Colônias espanholas no além-mar. Em 1536, foi atingida pela chamada “grande crise”, que amadureceu a sua decisão de entrar para o Mosteiro das Carmelitas da Encarnação em Ávila. Mas, seu pai era contrário e Teresa fugiu de casa. Acolhida pelas monjas, fez a profissão religiosa em 3 de novembro de 1537.

“Fiquei tomada de comoção”
A sua saúde voltou logo a comprometê-la. Apesar do consequente retorno à família, o caso foi julgado desesperador. Então Teresa foi reconduzida ao Convento, onde as Irmãs começaram a preparar seu funeral. Porém, de modo inexplicável, em poucos dias a enferma melhorou. Parcialmente liberada dos compromissos da vida claustral, por causa da sua convalescença, de caráter alegre, amante da música, da poesia, da leitura e escritura, começou a tecer uma rede densa de amizades, atraindo a si várias pessoas desejosas de encontrá-la. No entanto, percebeu que estes encontros eram motivos de distração da sua da sua principal tarefa de rezar, que ocasionou sua “segunda conversão”: “Os meus olhos defrontaram-se com uma imagem… parecia Nosso Senhor coberto de chagas. Quando o vi, fiquei tomada de comoção… debulhando-me em lágrimas, lancei-me aos seus pés e lhe supliquei para dar-me forças para não ofendê-lo mais”.

Reprodução de Bernini
As visões e êxtases representam o capítulo mais misterioso e interessante da vida de Santa Teresa de Ávila. Em sua autobiografia (redigida a pedido do Bispo) e em outros textos e cartas, ela descreve os vários níveis das manifestações divinas, visuais e auditivas. Ela é representada em levitação, em síncope e caída como morta (assim a reproduziu Bernini, por volta de 1650, na estátua de Santa Maria da Vitória, em Roma). A estas manifestações corresponde um grande crescimento espiritual, como Teresa, – que tinha inclinação natural para a escritura e a poesia – descreve em seus textos místicos, entre os mais claros, importantes, poéticos jamais escritos. Não sendo entendida na sua intensa espiritualidade e até considerada, por alguns de seus confessores, como vítima de ilusões demoníacas, ela foi ajudada pelo jesuíta, Francisco Borja, e pelo franciscano, Frei Pedro de Alcântara, que puseram fim às dúvidas dos seus acusadores.

Castelo Interior
Teresa teve a intuição de reformar o Carmelo, por causa da sua desorganização interna. Em 1566, o Superior geral da Ordem deu-lhe a autorização de fundar, em Castela, vários mosteiros, inclusive dois para os Carmelitas Descalços. Assim, surgiram conventos em Medina, Malagón e Valladolid (1568); Toledo e Pastrana (1569); Salamanca (1570); Alba de Tormes (1571); Segóvia, Beas e Sevilha (1574); Soria (1581); Burgos (1582)…
Em 1567, foi decisivo o encontro de Teresa com o jovem estudante de Salamanca, recém-ordenado sacerdote: com o nome de João da Cruz, o jovem recebe o hábito dos Descalços e acompanha a Fundadora nas suas viagens. Juntos, superaram vários acontecimentos dolorosos, entre os quais as divisões internas da Ordem e até acusações de heresia. Por fim, Teresa levou vantagem com o nascimento da Ordem reformada das Carmelitas e dos Carmelitas Descalços.
A obra mais famosa de Teresa é, certamente, o “Castelo Interior”, itinerário da alma na busca de Deus, mediante sete passagens particulares de elevação, como também o “Caminho da perfeição”, as Fundações e muitíssimas Máximas, Poesias e Orações.
Incansável, apesar da fragilidade de sua saúde, Santa Teresa de Ávila faleceu em Alba de Tormes, em 1582, durante uma das suas viagens.

Fonte: Vatican News

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