Foto: Felipe Gusso
Do clássico ao rap, confira como foi o maior festival de música católica do Brasil
Entre 351 canções inéditas inscritas para a edição, 16 participantes puderam soltar a voz e mostrar ao público composições que demonstram uma verdadeira intimidade com Deus. Com o tema “Jesus das Santas Chagas”, o festival VEM – Voz, Evangelização e Música aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto, em Curitiba (PR).
“O Festival veio pra ficar! E a cada ano tem se superado de uma forma profunda e intensa no conteúdo. Neste ano, pelo desejo de propagar a devoção, sentimos a necessidade de termos um vasto repertório sobre as Santas Chagas de Jesus. E que alegria para nós quando 351 pessoas se inscreveram com composições inéditas, que remonta ao Cristo Jesus na Cruz”, ressaltou Padre Reginaldo Manzotti ao abrir a final do VEM.
Além de conhecer as novas composições católicas, quem assistiu ao Festival pôde cantar e se emocionar com os shows da banda Anjos de Regate, na sexta-feira (23); Ministério Gerados Pela Imaculada, no sábado (24); e Padre Reginaldo Manzotti, no domingo (25).
Durante os três dias, a audiência do VEM estima mais de 5 milhões de telespectadores em todo o mundo. Cerca de 80 mil acompanharam o evento ao vivo pelo YouTube da TV Evangelizar e milhares pela Rede Evangelizar de Comunicação. Presencialmente, o público lotou o Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas.
Conheça os vencedores
Com a canção “Chagas do Amor”, o vencedor da categoria Melhor Composição foi o catarinense Lucas Eduardo, de São Bento do Sul. “Sinto como se fosse uma resposta de Deus ao meu ministério. Tenho muitas músicas escritas e me questionava se as canções cumpriam a função de tocar o coração dos fiéis. Entendi o resultado do VEM como a confirmação de que a música é sim o meu instrumento de propagação da fé. Consegui sentir a mensagem d’Ele enquanto estava no palco e foi um momento mágico e emocionante”, relata.
Como prêmio, o cantor e compositor fará uma peregrinação internacional da Peregrina Brasil, com acompanhante, além de gravar a música vencedora em estúdio com a participação especial do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar, responsável pelo Festival.
O título de Melhor Intérprete do VEM 2024 foi para a cantora Silvia Rodrigues, de Três Lagoas (MS), com a canção “Mãos Chagadas”. “Fiquei muito feliz e não esperava, porque vieram muitos cantores excelentes. Estou levando o prêmio do VEM para Três Lagoas, já na expectativa de ir para Fortaleza. O VEM mexeu muito com a minha vida”, afirma.
Ela receberá um videoclipe produzido pela TV Evangelizar e fará uma apresentação no palco do XVII Evangelizar É Preciso Fortaleza, o maior evento católico do Brasil, que acontecerá em 26 de outubro de 2024.
O VEM 2024 recebeu mais de 354 mil votos do público em menos de 24 horas para definir o vencedor da categoria Voto Popular. Com 43% da preferência, quem levou este troféu foi Almir Jorge, de Carira (SE), com a canção: ”Suas Santas Chagas”. Ele receberá a gravação da música em estúdio e assessorias vocal e de marketing musical durante seis meses.
Maior festival de música católica contemporânea do Brasil, em sua quarta edição, o VEM recebeu no palco representantes de 11 estados brasileiros, que ganharam as passagens e estadia para a etapa eliminatória do reality show. As apresentações, que tiveram transmissão ao vivo pela TV Evangelizar, estão disponíveis no canal da emissora católica no YouTube.
Equipe apresenta projeto do Centro de Evangelização, que aguarda licenças ambientais para ter início na região Ontem (9), Sônia Prati, jornalista e roteirista da TV Evangelizar, Stela Tondo, ger…