Confira as leituras bíblicas, o Evangelho, o Salmo e o Santo do dia para abastecer sua alma com fé.
PRIMEIRA LEITURA
Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom.
Leitura do Livro do Gênesis 1,1-2,2
“Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar
e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom.
eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez.
O sacrifício de nosso pai Abraão.
Leitura do Livro do Gênesis 22,1-18
Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto.
Leitura do Livro do Êxodo 14,15-15,1
Salmo responsorial Sl 103(104),1-2a.5-6.10.12.13-14.24.35c (R. cf. 30)
R. Enviai o vosso Espírito Senhor,
e da terra toda a face renovai.
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*
Eterna é a sua misericórdia!
A casa de Israel agora o diga: *
“Eterna é a sua misericórdia!”
A mão direita do Senhor fez maravilhas, †
a mão direita do Senhor me levantou, *
a mão direita do Senhor fez maravilhas!
Não morrerei, mas ao contrário, viverei *
para cantar as grandes obras do Senhor!
A pedra que os pedreiros rejeitaram, *
tornou-se agora a pedra angular.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *
Que maravilhas ele fez a nossos olhos! R.
Vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,1-11
Marcha para o esplendor do Senhor.
Leitura do Livro do Profeta Baruc 3,9-15.32-4,4
Derramarei sobre vós uma água pura e dar-vos-ei um coração novo.
Leitura da Profecia de Ezequiel 36,16-17a.18-28
Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 6,3-11
Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,1-7
Quando passou o sábado,
Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé,
compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus.
E bem cedo, no primeiro dia da semana,
ao nascer do sol, elas foram ao túmulo.
E diziam entre si:
“Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?”
Era uma pedra muito grande.
Mas, quando olharam,
viram que a pedra já tinha sido retirada.
Entraram, então, no túmulo e viram um jovem,
sentado do lado direito, vestido de branco.
Mas o jovem lhes disse:
“Não vos assusteis!
Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado?
Ele ressuscitou. Não está aqui.
Vede o lugar onde o puseram.
Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro
que ele irá à vossa frente, na Galileia.
Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito.”
Palavra da Salvação.
São João Clímaco
João Clímaco viveu no século VII. Sua data de nascimento é documentada por volta do ano 575 na Síria. Temos poucas notícias sobre a sua vida, mas seu exemplo e escritos são muito conhecidos na Tradição cristã.
Com apenas dezesseis anos, João entrou para o mosteiro no Monte Sinai, tornando-se discípulo do abade Martírio. Ao completar vinte anos, escolheu viver como eremita em uma gruta, onde, por quarenta anos, estudou, meditou as Escrituras e se dedicou à oração.
Os monges do Monte Sinai pediram-lhe para assumir o cargo de hegúmeno(guia) do seu mosteiro. Assim, João voltou a viver como cenobita. Neste cargo, demonstrou uma grande sabedoria, em matéria de fé, a ponto de a sua fama se espalhar para fora dos muros do mosteiro, até chegar a Roma. Em uma Carta, o Papa Gregório Magno recomendou suas orações para si e aumentou os auxílios para os religiosos.
Ao receber o cargo de Vigário do Papa em Constantinopla, durante os anos 579-585/6, manteve contatos amigáveis com muitos padres do Sinai, com os quais se correspondia.
Poucos anos depois, João deixou o mosteiro e, saudoso da vida eremítica, decidiu retirar-se em solidão, vindo a falecer no ano 650.
A sua obra – em grego – que o levou a ser famoso entre a cristandade, intituladaΚλίμαξ του Παραδείσου (Escada do Paraíso ou Escada da Ascensão Divina), o tornou conhecido, entre as gerações futuras, como João Clímaco.
Sua obra pode ser definida um verdadeiro Tratado de vida espiritual, porque indica como atingir o amor perfeito. Com efeito, João desenvolve um caminho de trinta degraus – correspondente aos anos da vida particular de Cristo – que se articula em três etapas.
A primeira é a ruptura com o mundo e o retorno à infância evangélica, ou seja, tornar-se crianças, em sentido espiritual, mediante a inocência, o jejum e a castidade.
A segunda é a luta espiritual contra as paixões: cada degrau corresponde a uma paixão, indica a terapia e propõe uma sua virtude. Porém, o autor afirma que as paixões não são negativas em si, mas se tornam assim por causa do mau uso que a liberdade humana faz delas. De fato, indica: “As paixões, se forem purificadas, revelam ao homem o caminho para Deus, com energias unificadas por meio da ascese e da graça”.
A terceira etapa do caminho para o “paraíso” é a perfeição cristã, que se desenvolve nos últimos sete degraus da Escada, os estados mais altos da vida espiritual, que podem ser experimentados por quem atinge a quietude e a paz interior.
Dos últimos sete degraus, os primeiros três são representados pela simplicidade, a humildade e o discernimento. Sobre este último, João Clímaco esclarece: “Como guia e norma de todas as coisas, depois de Deus, devemos seguir a nossa consciência”.
O último degrau da Escada consiste na sobriedade do espírito, alimentada pelas virtudes da fé, da esperança e da caridade. Esta última é representada também como Eros – amor humano – e, portanto, como união matrimonial da alma com Deus: a força do amor humano pode ser reconduzida a Deus e uma sua intensa experiência pode levar a alma ao amor perfeito, mais do que a dura luta contra as paixões.
Nas últimas páginas da Escada do Paraíso, João Clímaco escreve: “A primeira virtude é parecida com um raio; a segunda, com a luz; e a terceira com um círculo”. Ele conclui sua obra exaltando a caridade como “mãe da paz, fonte de sabedoria e raiz da imortalidade e da glória… estado dos anjos e vantagem do século”.
Fonte: Vatican News
Com a missão de evangelizar por todos os meios, a Associação Evangelizar É Preciso leva fé e esperança para católicos de todo o mundo e ajuda milhares de pessoas, de muitas maneiras. Com a sua contribuição mensal e a participação em nossas Campanhas e Ações, você pode receber materiais exclusivos, ganhar benefícios e colocar em prática a generosidade que Jesus nos ensinou. A Família Evangelizar conta com você para transformar a realidade de quem precisa!
Como Funciona?