Foto: Felipe Gusso
Do clássico ao rap, confira como foi o maior festival de música católica do Brasil
Entre 351 canções inéditas inscritas para a edição, 16 participantes puderam soltar a voz e mostrar ao público composições que demonstram uma verdadeira intimidade com Deus. Com o tema “Jesus das Santas Chagas”, o festival VEM – Voz, Evangelização e Música aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto, em Curitiba (PR).
“O Festival veio pra ficar! E a cada ano tem se superado de uma forma profunda e intensa no conteúdo. Neste ano, pelo desejo de propagar a devoção, sentimos a necessidade de termos um vasto repertório sobre as Santas Chagas de Jesus. E que alegria para nós quando 351 pessoas se inscreveram com composições inéditas, que remonta ao Cristo Jesus na Cruz”, ressaltou Padre Reginaldo Manzotti ao abrir a final do VEM.
Além de conhecer as novas composições católicas, quem assistiu ao Festival pôde cantar e se emocionar com os shows da banda Anjos de Regate, na sexta-feira (23); Ministério Gerados Pela Imaculada, no sábado (24); e Padre Reginaldo Manzotti, no domingo (25).
Durante os três dias, a audiência do VEM estima mais de 5 milhões de telespectadores em todo o mundo. Cerca de 80 mil acompanharam o evento ao vivo pelo YouTube da TV Evangelizar e milhares pela Rede Evangelizar de Comunicação. Presencialmente, o público lotou o Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas.
Conheça os vencedores
Com a canção “Chagas do Amor”, o vencedor da categoria Melhor Composição foi o catarinense Lucas Eduardo, de São Bento do Sul. “Sinto como se fosse uma resposta de Deus ao meu ministério. Tenho muitas músicas escritas e me questionava se as canções cumpriam a função de tocar o coração dos fiéis. Entendi o resultado do VEM como a confirmação de que a música é sim o meu instrumento de propagação da fé. Consegui sentir a mensagem d’Ele enquanto estava no palco e foi um momento mágico e emocionante”, relata.
Como prêmio, o cantor e compositor fará uma peregrinação internacional da Peregrina Brasil, com acompanhante, além de gravar a música vencedora em estúdio com a participação especial do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar, responsável pelo Festival.
O título de Melhor Intérprete do VEM 2024 foi para a cantora Silvia Rodrigues, de Três Lagoas (MS), com a canção “Mãos Chagadas”. “Fiquei muito feliz e não esperava, porque vieram muitos cantores excelentes. Estou levando o prêmio do VEM para Três Lagoas, já na expectativa de ir para Fortaleza. O VEM mexeu muito com a minha vida”, afirma.
Ela receberá um videoclipe produzido pela TV Evangelizar e fará uma apresentação no palco do XVII Evangelizar É Preciso Fortaleza, o maior evento católico do Brasil, que acontecerá em 26 de outubro de 2024.
O VEM 2024 recebeu mais de 354 mil votos do público em menos de 24 horas para definir o vencedor da categoria Voto Popular. Com 43% da preferência, quem levou este troféu foi Almir Jorge, de Carira (SE), com a canção: ”Suas Santas Chagas”. Ele receberá a gravação da música em estúdio e assessorias vocal e de marketing musical durante seis meses.
Maior festival de música católica contemporânea do Brasil, em sua quarta edição, o VEM recebeu no palco representantes de 11 estados brasileiros, que ganharam as passagens e estadia para a etapa eliminatória do reality show. As apresentações, que tiveram transmissão ao vivo pela TV Evangelizar, estão disponíveis no canal da emissora católica no YouTube.